A quinta

Os nossos amigos!

 

Para nos ajudar na tarefa de polinização das nossas flores, todos os anos adquirimos duas colmeias de “Bombus Terrestris” pois os insectos existentes na natureza não são suficientes para tamanha tarefa!

Além disso geralmente são visíveis antes das abelhas melíferas uma vez que são capazes de voar a temperaturas mais baixas.

Em comparação com outros polinizadores, os abelhões são menos sensíveis às baixas temperaturas, às baixas intensidades de luminosidade e toleram o mau tempo.

Estes saem para voar a uma temperatura de 8°C, também quando há a existência de vento ou mesmo quando o céu está nublado

E porquê esta espécie e não abelhas comuns?

As abelhas da espécie Bombus terrestris têm um importantíssimo papel como polinizadoras uma vez que são capazes de fazer vibrar as flores até que elas libertem o seu pólen, não danificando as corolas das flores! As abelhas melíferas, como são mais pequenas, entram dentro da flor e podem “machucar” a corola, danificando a mesma!

E duram o verão todo?

Infelizmente, estes insectos polinizadores têm um período de vida curto. Fazem o seu trabalho e com o tempo a colmeia vai morrendo. Durante toda a primeira fase do desenvolvimento da colónia, a rainha domina todos os seus membros, mas a partir do desenvolvimento dos ovos da terceira geração, a rainha vai perdendo o domínio sobre as obreiras, cessando as posturas e acabam por morrer.

Infelizmente estão em declínio grandemente devido às actividades humanas, nomeadamente ao uso de insecticidas em massa. Por aqui são felizes, livres de pesticidas e onde andamos sempre atrás deles, à espera da melhor foto!

Ah! E falamos muito com eles! Achamos que eles gostam! 😀

Beijinhos e aguardamos uma visita vossa!

Mirtylus By P&M

Paula & Márcia