Produção

E começam os trabalhos de Inverno!

A chegada do Inverno trás-nos uma das mais, senão a mais importante operação agrícola no nosso pomar: a poda dos nosso mirtilos!

A melhor altura para podar as nossas plantas é quando estas estão totalmente inactivas, essencialmente no final do Inverno ou no início da Primavera.

Nos primeiros anos a poda não é tão específica quanto nos anos seguintes, bastando-nos remover os ramos fracos e deixar aqueles que nos parecem fortes e vigorosos e que ajudarão a formar uma boa planta! A estes chamamos de Formadores!

Após este período e a partir do terceiro ano após a plantação, esta operação cultural deve ser feita de forma distinta, já a pensar na produtividade e para garantir uma planta bem desenvolvida, equilibrada, saudável!

Ramos mais grossos, de cor cinzenta devem ser cortados pela base, pois tendem a ser menos produtivos.

Esta etapa é fundamental para garantir que os ramos mais jovens se desenvolvam corretamente.

Devemos também eliminar todos os ramos fracos, que estejam a nascer em direção ao chão, que estejam virados para o interior da planta! Assim, favorecemos o arejamento da mesma, evitando o aparecimento de pragas e fungos, que gostam de ambientes escuros, frios e húmidos!

A poda ajuda também a encontrar pragas que de outra forma nos podiam passar despercebidas! Neste caso, uma zêuzera, que nos podia matar a planta se chegar à raiz!

 

Agora, mãos à obra!!!!!

 

Beijinhos, Paula & Márcia